Melhores da Base

Notícias |

Campeonato Mundial Junior (Sub-20) de 1981 | 22/02/2019 às 20:13:00

Brasil 2x3 Catar pelo Mundial Junior (Sub-20) de 1981

Brasil eliminado.


Brasileiros saem chorando a desclassificação do Brasil, num penalti muito contestado

    No dia 11 de Outubro de 1981 o Brasil enfrentava o Catar pelas Quartas de final do Mundial Junior (Sub-20) de 1981, num jogo dramático. 


A Seleção Brasileira era comandada por Vavá, que era auxiliar de Telê Santana na equipe principal. No elenco, alguns jogadores que chegariam a disputar Copas do Mundo pelo Brasil. Caso do Zagueiro Mauro Galvão (Internacional) o volante 'bugrino' Júlio César que mais tarde viraria Zagueiro e o Meia-direita botafoguense Josimar, que mais tarde, viraria Lateral-direito.
Destaque para o Goleiro Pereira, os Laterais Paulo Roberto e Nelsinho, o Meia Leomir, o Ponta-direita Cacau, o Atacante Ronaldo Marques e ainda muito jovem armador Geovani, que não fora utilizado, mas arrebentaria dois anos depois no Sul-Americano e Mundial de 1983.
 
O Jogo
A Seleção Brasileira perdeu para o Catar, num jogo histórico para o futebol do pequeno emirado. Apertando a saída de bola e marcando individualmente, o Catar abriu o placar aos 10 minutos, quando o Zagueiro Luiz Antônio não conseguiu cortar o lançamento, e a bola sobrou para o ótimo Atacante Al Muhannadi, que finalizou sem chances para Pereira.
 
O Brasil empataria aos 28 com Ronaldo Marques. O Atacante do Flamengo recebeu passe de Josimar e encheu o pé acertando o ângulo do estático Al-Majed, o substituto do lesionado Yunes no gol. Na etapa final, o Catar passou à frente outra vez após ótima jogada do ponteiro Alsada que driblou Mauro Galvão, antes do chute de Al Muhannadi, que marcou seu 2º gol.

A Seleção Brasileira voltou a empatar aos 34, novamente com Ronaldo Marques, desviando de cabeça cobrança de escanteio após saída em falso de Al-Majed. Mas cinco minutos depois, o árbitro marcou pênalti para o Catar num toque com o braço do Zagueiro Luiz Antônio. Al Muhannadi chutou no canto oposto de Pereira, marcando pela 3ª vez concretizando uma improvável vitória dos catarianos.
 
O jogo terminou em confusão: revoltado com a arbitragem (que também havia anulado outro gol de Ronaldo Marques), o jornalista Orlando Duarte, chefe da delegação brasileira, invadiu o gramado para tirar satisfações com o árbitro, acompanhado por alguns jogadores (que acabariam levando um gancho da Fifa para partidas internacionais), e sob vaias da torcida australiana.
Resultado de imagem para mundial juniores de 1981


Relação do Brasil

   
1 Pereira Atlético Mineiro
2 Luiz Antônio São Bento – SP
3 Mauro Galvão Inter – RS
4 Paulo Roberto Grêmio – RS
5 Julio Cesar Guarani
6 Nelsinho São Paulo
7 Cacau Goiás
8 Josimar Botafogo – RJ
9 Marcelo Vita Guarani
10 Leomir Coritiba
11 Djalma Baía Matsubara – PR
12 Martinelli Atlético Mineiro
13 Partala Matsubara – PR
14 Paulo Cesar Grêmio - RS
15 Geovani Desportiva Ferroviária-ES
16 Ronaldo Flamengo
17 Pedro Verdum Inter - RS
18 Brigatti Ponte Preta
 
Jogos do Brasil

Romênia         1x1 Brasil (Gols: Zanfir e Leomir)
Brasil              1x0 Itália (Gols: Djalma Baía)
Coréia do Sul 0x3 Brasil (Gols: Paulo Robrto, Ronaldo Marques e Jun Son 'Contra')
Brasil               2x3 Catar (Gols: e Ronaldo (2)


Colocação Final


1º Alemanha Ocidental
2º Catar
3º Romênia
4º Inglaterra
5º Uruguai
6º Brasil


Ficha da partida

Brasil 2x3 Catar
Local: International Sports Center. Árbitro: A. Marquez (México). Gols: Al Muhannadi (3) e Ronaldo Marques (2). C. Amarelos: Julio Cesar, Leomir, Alsowaidi e Mauro Galvão.
 
Brasil
1 Pereira 4 Paulo Roberto 2 Luiz Antônio 3 Mauro Galvão e 14 Paulo Cesar. 5 Julio Cesar 8 Josimar e 10 Leomir. 7 Cacau (Pedro Verdum) 16 Ronaldo Marques e 11 Djalma Baía (Marcelo Vita). Técnico: Vavá
 
Catar
18 Almajid 2 Alsowaidi 13 Maayouf 15 Mohamadi e 6 Almas. 5 Ahmed 8 Afifa e 10 Salem. 16 Almuhannadi 9 Beleal e 12 Alsada. Técnico: Evaristo de Macedo



Veja os gols da partida que eliminou o Brasil da competição
 



« voltar




Giro da base


DESTAQUES

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


MELHORES DA BASE © 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS