Melhores da Base

Notícias |

Memória da Base | 27/12/2016 às 17:30:00

Campeonato Paulista de "Aspirantes" de 1994

Jogavam na preliminar do Profissional


Equipe de "Aspirantes" do Corinthians numa partida no Estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Paulista de Aspirantes de 1994

 

O Novorizontino foi o Campeão Paulista de Aspirantes (jogadores que buscavam lugar no time principal).
Fez a Final contra o Guarani, e na segunda partida da decisão, no Pacaembu, disputado na preliminar de Palmeiras x Corinthians, o Guarani devolveu o placar de 4 a 2, levando a decisão para as penalidades, onde o Novorizontino converteu três vezes, contra duas do Guarani.
No primeiro jogo da final, o Novorizontino venceu por 4 a 2, realizado no Morumbi.

Na primeira fase, o Guarani foi o vencedor do grupo da "Capital" e o Novorizontino venceu o grupo do "Interior".
O campeonato de aspirantes, não era oficial, foi usado para testar algumas mudanças nas regras do futebol. Organizados e sugeridas pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
A principal delas visava limitar as faltas. A partir da 11ª falta cometida por um clube, todas eram cobradas da linha da meia lua adversária.
Os dois gols do Guarani no primeiro jogo da final, por exemplo, saíram de faltas cobradas em consequência dessa regra.
Outras regras testadas foram a cobrança do lateral com os pés, a redução da área onde vale a lei do impedimento e o uso do cartão azul, que forçava a substituição do jogador punido.
Nas próximas semanas, a FPF deve fazer uma reunião com técnicos, juízes e jogadores que atuaram na competição para elaborar um relatório com opiniões sobre as regras testadas. 


Forma de Disputa


O Campeonato de Aspirantes foi disputado pelos 16 clubes da série A-1 do Campeonato Paulista. Os clubes foram divididos em dois grupos.
O Grupo 1 reuniu os times da capital: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa, mais Santo André, Santos, Ponte Preta e Guarani.
O Grupo 2 com as demais equipes do interior: América, Bragantino, Ferroviária, Ituano, Mogi Mirim, Novorizontino, Rio Branco e União São João.
Cada time jogou contra os do mesmo grupo, em dois turnos. Os campeões de cada grupo se enfrentaram em duas partidas, que foram disputadas nos dias 11 e 15/05, aconteceram nas duas últimas rodadas do Campeonato Paulista.
As vitórias valiam três pontos. Em caso de empate, havia disputa de pênaltis. Quem vencesse levava dois pontos, quem perdesse, um.


Na campanha o Guarani goleou a Ponte Preta por 7x2, veja cinco desses gols



« voltar




Giro da base


DESTAQUES

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


MELHORES DA BASE © 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS