Melhores da Base

Notícias |

Especial | 02/09/2020 às 16:27:00

Categorias de Base no Brasil - Estudo realizado entre 22 Clubes

Estudo entre essas 22 equipes Brasileiras


Apenas 19,4 % dos minutos jogados foram por atletas fornados em suas Categorias de Base


   Pesquisa realizada pela Pluri Consultoria entre 22 clubes Brasileiros nos últimos CINCO anos mostra a realidade das Categorias de Base pouco utilizadas por seus clubes. 
Os números assustam pelos baixos aproveitamentos em seus próprios clubes formadores.
 
Recurso técnico fundamental para alguns, complementação de elenco para outros, fonte de receita para quase todos; as categorias de base representam papel importante para a formação de elencos no Brasil. Investimento e utilização na base são elementos estratégicos dos pontos de vista técnico e financeiro para os clubes, são a maior vantagem competitiva de nosso futebol. No entanto, ainda há quem hesite em utilizar jovens atletas formados dentro de casa. E é com o objetivo de analisar os clubes que mais oferecem oportunidades aos jogadores da base, que preparamos este relatório. Somados todos os minutos jogados pelos atletas das 22 equipes analisadas no estudo, 19,4% foram disputados por jogadores formados na base dos próprios clubes.

Dentre esses o Santos foi quem MAIS utilizou com 39,6% e a Chapecoense foi o que MENOS utilizou atletas de suas Categorias de Base, com 4,1 % dos minutos jogados.


Relação dos DEZ melhores colocados











 



« voltar




Giro da base


DESTAQUES

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


MELHORES DA BASE © 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS