Ele foi capitão da Seleção Brasileira Sub-20 de 1972
Brasil Campeão do Torneio de Cannes de 1972
Levir Culpi na final contra a Argentina e comemorando o título dando a volta "olímpica".
VOCÊ SABIA ?
Em 1972 a Seleção Brasileira Juvenil (como era chamado o Sub-20) foi bi-campeã do Torneio Internacional de Cannes, na França, que era uma espécie de Mundial da categoria, a Fifa só viria a promover o Mundial à partir de 1977.
Ao ganhar duas vezes consecutivas o Brasil conquistou a posse definitiva da taça Kirk Lawton, que estava em disputa há 21 anos.
O jovem e promissor zagueiro do Coritiba, Levir Culpi, era o capitão dessa equipe que ainda contava com Falcão (Internacional) eleito o "mais elegante" do torneio, Pintinho (Fluminense), Washington (Guarani) o "melhor jogador" do torneio, entre outros.
Campanha
Quartas de final Brasil3x1 Sporting
Argentina1x1 Leeds United [7x3 escanteios]
União Soviética5x0 AS Cannes
Hajduk Split1x0 França
Semi finals (1º ao 4º)
Brasil2x0 União Soviética
Argentina2x1 Hajduk Split
Semi finais (5º ao 8º)
Sporting 5x0 AS Cannes
França3x1 Leeds United
Final Brasil2x1 Argentina
Disputa do 3º colocado União Soviética- Hajduk Split
Disputa do 5º lugar França4x2 Sporting
Disputas do 7º lugar Leeds United 8x0 AS Cannes
A final
Brasil 2x1 Argentina
Brasil Victor (Cruzeiro),Terezo (América-RJ), Márcio (Atlético-MG), Levir (Coritiba) e Bolívar (Internacional). Falcão (Internacional), Pintinho (Fluminense) e Washington (Guarani). Tuca (Botafogo), Gilvan (Náutico-PE) (Carlos (Santa Cruz)) e Manuel (Internacional). Tecnico: Antoninho
Argentina Delenico, Bottaniz, Mouzo, Chirdo e Isamat. Ungaretti, Alonso e Trossero. Assad, Feredo e Bertoni.
O jovem Levir com a taça. foto: Gazeta Esportiva
Iniciou sua carreira no Coritiba, depois Levir ainda passou por: Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Colorado (que depois se uniu ao Pinheiros e virou Paraná Clube). Atlante (México), Figueirense encerrando sua carreira em 1986 no Juventude-RS, tornou-se um grande treinador com passagens marcantes em várias equipes, comandou brilhantemente o Atlético Mineiro.
Em Junho de 2015 Levir recebeu homenagem do "Galo', por sua quarta passagem pelo clube, entre Atlético e Cruzeiro conta com mais de 500 jogos e em sua carreira contabiliza mais de 1500 joigos como treinador.