Melhores da Base

Notícias |

Você Sabia ? | 21/01/2016 às 16:30:00

Em 1987, Lange do São Paulo era negociado com clube do Japão

Antes disso, em 1967, a Yanmar contratava o primeiro Brasileiro a jogar no Japão


O Atacante Lange, em 1987, posando com um dos dois microtratores, pelos quais fora trocado por empréstimo ao clube Japonês Yanmar



“Acima do Atleta, preferimos o bom caráter” atestava na ocasião Vicente Hayashida, Diretor da Yanmar, fabricante de máquinas e implementos agrícolas.  até 1987 quinze Brasileiros haviam passado pelo Yanmar, pouco aproveitado no "time de cima" do São Paulo o Atacante Lange, foi para o Japão em Julho de 1987, trocado por dois microtratores, avaliados em Dois Milhões de Cruzados (moeda da época).


Na edição do dia 13 de Julho de 1987, a 'Revista Placar' publicava matéria sobre a ida do Atacante Lange para o Japão

 
"O Mercado de trocas do Futebol nunca viu nada parecido. Na semana passada, o São Paulo fechou um contrato simplesmente insólito. O atacante Lange, 20 anos, vai para o Yanmar, equipe do Futebol Japonês, por empréstimo de dois anos, em troca, chegaram para o Tricolor do Morumbi, dois microtratores que serão usados para aparar a grama do Centro de treinamento do clube, na Barra Funda.
“Como o Futebol no Japão ainda é amador e não pode usar dinheiro em negociações, oferecemos os tratores”, justifica Vicente Hayashida, diretor da filial Brasileira da Yanmar, fabricante de máquinas e implementos agrícolas. 
Esse tipo de troca não me chateia, garantiu Marco Antônio Menezes Godoy, o Lange, titular do “Expressinho”
“O importante é que vou jogar, estudar computação, e receber em Ienes, uma moeda mais forte que o Dólar.”
Para o São Paulo, fica a certeza de ter a grama sempre bem aparadinha..."



A Yanmar também foi o primeiro clube a contratar um Brasileiro e estrangeiro para jogar no Japão




Nélson Yoshimura, o Primeiro Brasileiro a jogar no Japão, depois adotou o nome de "Daishiro Yoshimura"


A equipe do Yanmar em 1967, dois anos depois da organização do primeiro Campeonato Japonês, contratou o Nissei Nélson Yoshimura, o primeiro Brasileiro e também estrangeiro a jogar Futebol num Campeonato Japonês. Na época não havia Campeonatos Profissionais e nem clubes. Os times eram formados por funcionários de indústrias e em 1970 o Jogador nascido em Tupã, interior de São Paulo, naturalizou-se Japonês, adotando o nome de Daishiro Yoshimura. A partir daí começou a ser convocado para a Seleção Japonesa, que defendeu por oito anos, sua técnica bem diferente dos demais jogadores Japoneses chamava muita atenção e sua especialidade eram as assistências para gol, ao encerrar a carreira como jogador, nos seus últimos anos de vida, atuava como olheiro do 'Cerezo Osaka', clube que foi originado do antigo time do Yanmar. faleceu, com um derrame cerebral no dia 1º de Novembro de 2003 com apenas 56 anos.
 



« voltar




Giro da base


DESTAQUES

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


MELHORES DA BASE © 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS