Melhores da Base

Notícias |

Curiosidades | 18/09/2019 às 18:50:00

Maior público num jogo realizado no Brasil

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970


Seleção que entrou em campo para enfrentar o Paraguai



Recorde praticamente imbatível


    O maior público presente a um jogo de futebol na história do futebol brasileiro foi registrado no Maracanã, a partida que contou com maior número de torcedores ocorreu em 31 de agosto de 1969, 183.341 torcedores pagaram ingresso para assistir ao duelo Brasil 1x0 Paraguai pelas Eliminatórias da Copa de 70. Um recorde que jamais será superado, resultado garantiu a classificação da seleção para o  Mundial disputado no México.
 
E a aprovação da torcida às “Feras do Saldanha” contribuiu também para que o Maracanã ficasse superlotado naquela tarde. O time treinado pelo jornalista João Saldanha realizava uma campanha impecável. Depois de três triunfos em amistosos (dois contra o Peru e um diante da Inglaterra, campeã mundial em 66), a seleção ganhou os cinco primeiros jogos nas Eliminatórias, incluindo vitórias maiúsculas contra Paraguai (3 a 0), Colômbia (6 a 2) e Venezuela (5 a 0 e 6 a 0).
 
O jogo final seria contra o Paraguai. O empate assegurava o passaporte brasileiro para o México. E os torcedores cariocas foram em peso ao Maracanã dar o seu apoio ao escrete. Se uma nova goleada não ocorreu, o time pressionou os paraguaios e venceu. Graças a um gol de Pelé aos 23 minutos da etapa final. Rildo arrancou pela esquerda e passou para Edu. O jovem ponta-esquerda do Santos (20 anos) colocou a bola por baixo das pernas do marcador e chutou cruzado. O goleiro Aguillera não segurou a bomba, e Pelé chutou com raiva, indo para dentro da rede junto com a bola. Assista ao gol no vídeo acima.
 
Apesar da boa campanha nas Eliminatórias, João Saldanha não chegou à Copa de 70. Uma série de polêmicas – chegou a insinuar que Pelé estaria com problemas de visão e disse para o presidente Médici não se intrometer na escalação do time, porque ele não se metia na formação do Ministério -, e  tropeços em campo (derrota para Argentina por 2 a 0 no Beira-Rio e empate em jogo-treino contra o Bangu) causaram a queda do “João sem medo”.
 
Zagallo assumiu o cargo menos de três meses antes do começo do Mundial. E a troca de comandante fez com que alguns titulares nas Eliminatórias perdessem o posto de titular. Ou até mesmo a vaga no grupo que seria campeão mundial. Titulares contra o Paraguai, Djalma Dias e Rildo não foram convocados para a Copa. Joel e Edu viajaram para o México, mas ficaram na reserva.



Num chute cruzado de Edu, Pelé aproveita o rebote do Goleiro para anotar o único gol da partida


Ficha da partida

Brasil 1 x 0 Paraguai
Local: Maracanã. Árbitro: Ramon Barreto (Uruguai). Gol: Pelé.
 
Brasil
Félix, Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel e Rildo; Piazza, Gérson e Jairzinho; Tostão, Pelé e Edu.
 
Paraguai
Aguillera, Enciso, Bobadilla, Sergio Rojas e Mendoza; Sosa, Pablo Rojas e Ivaldi (Valdez); Ocampo, Ferreira e Jimenez.
 

Imagens raras do "Canal 100"



« voltar




Giro da base


DESTAQUES

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


MELHORES DA BASE © 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS