Melhores da Base

Notícias |

Curiosidades | 11/08/2020 às 19:03:00

Seleção Brasileira de Novos de 1980

Estréia de Telê Santana


Seleção de Novos que enfrentou a Seleção Principal na estréia de Telê Santana

No dia 02 de Abril de 1980, 12.788 pessoas pagaram ingresso para ver a estreia de Telê Santana no comando da Seleção Brasileira. Na falta de um adversário, a CBF organizou um amistoso contra a própria Seleção Brasileira, só que formada por jogadores mais novos, revelações do Brasileirão daquela época, denominada "Seleção de Novos". 
 
A Seleção de 'amarelo' contava com Júnior (Flamengo), Cerezo (Atlético Mineiro), Falcão (Internacioal), Sócrates (Corinthians), Zico (Flamengo) e Reinaldo (Atlético Mineiro), um esboço da equipe que encantaria o mundo na Copa de 1982, não tiveram dificuldades para enfrentar garotos de 18/19 anos, como o zagueiro Mauro Galvão (Internacional), os meias Biro Biro (Corinthians) e Cristóvão (Fluminense).
 
O Jogo
Um chute da entrada da área de Falcão abriu o placar aos cinco minutos. O segundo veio com Reinaldo, de cabeça. De pênalti, Zico fez três a zero, tudo ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o jovem Robertinho, do Fluminense, fez o gol da Seleção de 'azul'. Mas logo vieram mais uma enxurrada de gols. Reinaldo, aproveitando lindos lances de Sócrates e Zico, fez dois gols, 5 a 1. O sexto veio de novo de pênalti, de novo de Zico. Coube a Baltazar, ídolo gremista, na época fechar o placar. Sete a um para a seleção 'amarel'a, a principal.
 
O curioso é que Baltazar começou o jogo na Seleção de Novos, a de 'azul'. Como Telê Santana, já havia feito todas substituições, acabou entrando no lugar de Reinaldo e aproveitou a oportunidade para marcar o último gol.
 
A considerada Seleção principal daquele dia, comandada por Telê, venceu por 7 a 1. Oficialmente, a principal só foi perder por um placar tão largo na fatídica semifinal de Copa do Mundo de 2014.


Ficha da partida
 
Brasil 7x1 Seleção Brasileira de Novos
Local: Maracanã. Àrbitro: Wilson Carlos dos Santos. Gols: Falcão, Reinaldo (2), Zico  (2), Robertinho, Joãozinho e Baltazar.

 
Brasil
1 Carlos [Ponte Preta] (Raul [Flamengo]) 2 Nelinho [Cruzeiro] 3 Amaral [Corinthians] (Rondinelli [Flamengo]) 4 Luizinho [Atlético-MG] e 6 Júnior [Flamengo] (Pedrinho [Palmeiras]). 8 Batista [Inter-RS] (Toninho Cerezzo [Atlético-MG]) 5 Falcão [Inter-RS] (Sócrates [Corinthians]) e 10 Zico [Flamengo]. 7 Tarciso [Grêmio] (Zé Sérgio [São Paulo]) 9 Reinaldo [Atlético-MG] (Baltazar [Grêmio]) e 11 Joãozinho [Cruzeiro]. Técnico: Telê Santana.
 
Seleção de Novos
1 Marolla [Santos] (Gilmar [Palmeiras]) 2 Luís Cláudio [Corinthians] 3 Luiz Cláudio [Botafogo] 4 Mauro Galvão [Inter-RS] (André Luís [Inter-RS]) e 6 João Luiz [Vasco da Gama] (Aírton [São Paulo]). 5 Mococa [Palmeiras] 10 Biro-Biro [Corinthians] (Jorginho [Palmeiras]) 8 Cristóvão [Fluminense]. 7 Marinho [América-SP] 9 Baltazar [Grêmio] (Robertinho [Fluminense]) e 11 Rômulo [Atlético-MG] (Almir [Fluminense]). Técnico: Nelsinho Rosa



« voltar




Giro da base


DESTAQUES

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


MELHORES DA BASE © 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS