Pelé com o troféu “Atleta do século”
Parabéns e obrigado, Rei do Futebol, Gênio da Bola, Atleta do Século!
Em homenagem a seu aniversário, desnecessário falar sobre sua vitoriosa carreira, mas relembramos aqui, alguns números e considerações sobre o mito, o monstro, o melhor de todos os tempos.
Em homenagem a seu aniversário, desnecessário falar sobre sua vitoriosa carreira, mas relembramos aqui, alguns números e considerações sobre o mito, o monstro, o melhor de todos os tempos.
ALGUNS RECORDES
Não existe na história do futebol, com exceção de Pelé, um jogador que tenha marcado 1282 gols
e ganho 3 Copas do Mundo.
Entre outros recordes, ainda detém os seguintes:
92 hat-tricks!!! (3 gols em um único jogo de futebol) e
31 pokers!!! (4 gols em um único jogo de futebol).
PRINCIPAIS PREMIOS
Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L’Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o “Atleta do Século”. A FIFA também o elegeu, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores como O Jogador de Futebol do Século XX.
Pelé encerrou sua carreira em 1977 jogando pelo New York Cosmos. Em seus 21 anos de carreira, marcou 1283 gols e é até hoje o maior artilheiro da história do futebol. Um gol a mais ou a menos não faria diferença nessa conta. Em 2010, quando o Rei completou 70 anos, o cineasta Fernando Meirelles homenageou o tricampeão produzindo o curta “1284 – O último gol do Pelé”, que faz um exercício de imaginação sobre como seria o 1284º gol de Edson Arantes do Nascimento.
“Se desse para fazer um replay na minha vida, talvez, se eu tivesse feito o meu último gol com a seleção brasileira, eu gostaria”, diz Pelé no início do vídeo. O desejo do Rei é realizado, contra ninguém mais, ninguém menos, que a Argentina.
Assista a essa linda homenagem ao nosso eterno Rei do futebol