Em 2009 os “garotos do terrão”, com muita raça, venceram o Atlético-PR por 2 a 1 e ficaram com o título da competição.
Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Atlético-PR teve um jogador expulso no início do 2º tempo. Com um atleta a mais, o Corinthians passou a dominar a partida, até que aos 32min, com um belo chute de Fernando Henrique, abriu o placar. Aos 38min, os corintianos ampliaram, com Jadson, e no lance seguinte os paranaenses descontaram, com Patrick, mas não foi suficiente.
“Graças a Deus tive a felicidade de bater bem na bola com a perna esquerda e fazer o gol. Agora é comemorar com essa torcida maravilhosa”, comemorou Jadson, autor do gol do título corintiano.
O torcedor compareceu em bom número ao Pacaembu, a vitória confirma ainda mais a tradição do Corinthians na “Copinha”. O clube chegava a sua sétima conquista.
“Corinthians é essa massa, é jogar pra eles. O time não parou, foi muito nervoso o jogo, mas graças a Deus fomos campeões. No começo a gente sentiu um pouco, mas passou os 15 primeiros minutos, e agora é só festa”, completou o capitão André Dias.
O Atlético-PR chegava como primeiro clube Paranaense a chegar numa Final da Copinha, e não conseguiu manter a escrita dos “forasteiros” vencedores. Havia dois anos, que nenhum time de São Paulo ficava com o título da competição, já que em 2008 o Figueirense levantou a taça, enquanto o Cruzeiro repetiu o feito na temporada anterior.
Para chegar até a decisão, Corinthians e Atlético-PR fizeram campanhas similares, pelo menos nos números. Os dois times chegaram com um retrospecto de cinco vitórias e dois empates. Mesmo invictos, tanto paulistas quanto paranaenses tiveram muitas dificuldades ao longo do caminho.
O Atlético-PR, por exemplo, deixará a competição como protagonista do jogo mais empolgante do torneio deste ano. Nas quartas-de-final, contra o Cruzeiro, um dos clubes apontados como favorito ao título, os paranaenses mostraram sua força ao vencerem por 5 a 4.
Os Artilheiros da competição:
9 Gols – Bernardo (Cruzeiro), 8 Gols – Henrique (São Paulo), 7 Gols – Johnathan (Goiás), 6 Gols – Marcelinho (Corinthians) e Bruninho (Paraná)
Classificação Final
1º Corinthians – SP
2º Atlético – PR
3º São Paulo – SP
4º Avaí – SC
Ficha da Final
Corinthians 2×1 Atlético – PR
Local: Pacaembu. Árbitro: Fabio V. Mendes (SP). CA: R. Almeida e Boquita. CV: Bruno Costa, Boquita e Guilherme. Gols: F. Henrique, Jadson e Patrick.
Corinthians
André Dias, Rafael Almeida, Nando, Guilherme e Bruno Bertucci. Douglas, Marcelinho, Sasha e Fernando Henrique (Arnon). Boquita e Jadson (Vinicius). Técnico: Adaílton Ladeira
Atlético-PR
Santos, Raul, Manoel, Marcão (Guilherme) e Bruno Costa. Denis, Fransergio, William e Lucas Sotero (Bruno). Eduardo Sales (Marcelo) e Patrick . Técnico: Marquinhos Santos
Veja os gols da Final