VOCÊ SABIA ?
Em 1972 a Seleção Brasileira Juvenil (como era chamado o Sub-20) foi bi-campeã do Torneio Internacional de Cannes, na França, que era uma espécie de Mundial da categoria, a Fifa só viria a promover o Mundial à partir de 1977.
Ao ganhar duas vezes consecutivas o Brasil conquistou a posse definitiva da taça Kirk Lawton, que estava em disputa há 21 anos.
O jovem e promissor zagueiro do Coritiba, Levir Culpi, era o capitão dessa equipe que ainda contava com Falcão (Internacional) eleito o “mais elegante” do torneio, Pintinho (Fluminense), Washington (Guarani) o “melhor jogador” do torneio, entre outros.
Campanha
Brasil 3×1 Sporting
Brasil 2×1 Argentina
Disputa do 3º colocado
União Soviética – Hajduk Split
Disputa do 5º lugar
França 4×2 Sporting
Disputas do 7º lugar
Leeds United 8×0 AS Cannes
A final
Brasil
Victor (Cruzeiro),Terezo (América-RJ), Márcio (Atlético-MG), Levir (Coritiba) e Bolívar (Internacional). Falcão (Internacional), Pintinho (Fluminense) e Washington (Guarani). Tuca (Botafogo), Gilvan (Náutico-PE) (Carlos (Santa Cruz)) e Manuel (Internacional). Tecnico: Antoninho
Argentina
Delenico, Bottaniz, Mouzo, Chirdo e Isamat. Ungaretti, Alonso e Trossero. Assad, Feredo e Bertoni.
O jovem Levir com a taça. foto: Gazeta Esportiva
Iniciou sua carreira no Coritiba, depois Levir ainda passou por: Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Colorado (que depois se uniu ao Pinheiros e virou Paraná Clube). Atlante (México), Figueirense encerrando sua carreira em 1986 no Juventude-RS, tornou-se um grande treinador com passagens marcantes em várias equipes, comandou brilhantemente o Atlético Mineiro.
Em Junho de 2015 Levir recebeu homenagem do “Galo’, por sua quarta passagem pelo clube, entre Atlético e Cruzeiro conta com mais de 500 jogos e em sua carreira contabiliza mais de 1500 joigos como treinador.