A Copa Toyota e Copa Intercontinental de 1981, foi a vigésima edição da competição e a segunda a ser disputada no modelo de jogo único no Japão. O confronto foi disputado entre Flamengo do Brasil, campeão da Taça Libertadores da América e Liverpool da Inglaterra, campeão da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Cartaz com as estrelas: Dalglish e ZicoO Flamengo foi campeão mundial ao golear o Liverpool por 3 a 0 com dois gols de Nunes e um de Adílio ainda no primeiro tempo. Todos os gols tiveram a participação de Zico, que foi eleito o melhor jogador da partida.
Nunes comemora um dos gols contra um Liverpool que esnobou seu adversário e não viu a bola.
O Jogo
Ao começar o jogo, a torcida japonesa resolveu apoiar a representação brasileira, pois o Flamengo praticava o puro futebol-arte, o que encantava os japoneses. Logo aos treze minutos de jogo, Zico deu um lançamento sensacional a Nunes, que viu a saída do goleiro Grobbelaar e, ainda fora da grande área, o encobriu para abrir o placar. Nunes saiu para comemorar antes mesmo de a bola entrar.
Adílio faz o segundo gol, no rebote do Goleiro.Além de enfrentarem toda a equipe rubro-negra, os Reds tinham pela frente um Zico fazendo a melhor partida de sua vida. Aos 34 minutos, McDermott derrubou Tita na entrada da área e Zico se encarregou da cobrança da falta. Veio a bomba, que Grobbelaar apenas rebateu. Na sobra, Lico bateu e o zagueiro Thompson cortou — mas não impediu o gol do oportunista Adílio, que estufou a rede e colocou o 2 a 0 no placar.
O Liverpool sentiu o golpe. E viu que o jogo estava definitivamente perdido ainda aos 41 minutos do primeiro tempo. Zico protagonizou um lance parecido com o do primeiro gol: lançou novamente Nunes, que avançou e bateu friamente na saída do goleiro. Antes mesmo do intervalo o Flamengo vencia por 3 a 0.
O segundo tempo serviu apenas para os torcedores rubro-negros em todo o mundo se prepararem para a festa que se seguiria ao apito final. Os craques do Flamengo tocavam a bola de pé em pé, humilhando os ingleses e esperando o tempo passar, mostrando sua inegável superioridade. Final de jogo e festa flamenguista no Brasil.
Zico recebe a chave de seu Toyota, que ele tem até hoje, por ter sido o “Craque da partida”
Ficha da partidaFlamengo 3×0 Liverpool
Local: Estádio Nacional, Tóquio (Japão). Árbitro: Rúbio Vasquez (México). Gols: Adílio e Nunes (2).
Flamengo
1 Raul 2 Leandro 4 Mozer 13 Marinho e 5 Junior. 6 Andrade 8 Adilio e 10 Zico. 7 Tita 9 Nunes e 11 Lico. Técnico: Paulo Cesar Carpegiani.
Suplentes: 12 Cantarelli 3 Figueiredo 17 Nei Dias 15 Peu e 16 Baroninho.
Liverpool
1 Grobbelaar 2 Neal 4 Thompson 6 Hansen e 3 Lawrenson. 5 R. Kennedy 14 Lee e 10 McDermott (D. Johnson). 11 Souness 16 C. Johnson e 7 Dalglish. Técnico: Bob Paisley.
1 Grobbelaar 2 Neal 4 Thompson 6 Hansen e 3 Lawrenson. 5 R. Kennedy 14 Lee e 10 McDermott (D. Johnson). 11 Souness 16 C. Johnson e 7 Dalglish. Técnico: Bob Paisley.
Suplentes: 13 Ogrizovic 15 Alan Kennedy 17 Sheddy 8 Whelan e 12 David Johnson.
Reportagem dos 30 anos da maior conquista do Flamengo