O título também encerrou um tabu de quase 30 anos sem conquistar o estadual da Categoria, com a conquista, o Palmeiras tornou-se heptacampeão, já que venceu também o Paulista Sub-15 nos anos de 1957, 1959, 1960, 1965, 1985 e 1988. O técnico Paulo Victor Gomes exaltou o espírito de luta do time, que esteve perdendo por 3 a 1 ao longo do jogo e teve força para buscar o empate.
“Foi um jogo eletrizante. Essa equipe é muito merecedora dessa conquista. Eles lutam do começo ao fim, não se entregam. Hoje não foi diferente: saímos de uma situação adversa e conseguimos de forma heroica buscar esse empate que nos deu o título. O diferencial do Palmeiras é ambiente e a integração que temos no clube. O envolvimento de todos é muito grande e isso gera uma energia positiva enorme, do Sub-11 ao Profissional. É um prazer enorme ser campeão pelo Palmeiras e viver esse momento”, disse o treinador Paulo Victor.
O Jogo
O equilíbrio do primeiro tempo se refletiu no placar e as equipes desceram ao intervalo empatadas em 1 a 1. O Verdão saiu na frente e marcou aos 12 minutos: após cruzamento de Tatavitto na área, Fabricio desviou de cabeça e abriu o placar. O Santos também criou boas oportunidades e obrigou o goleiro alviverde Lucas Bergantin a fazer boas defesas. Aos 20 minutos, o rival conseguiu o empate em finalização de Rodrigo de dentro da pequena área.
O Santos conseguiu a virada no início do segundo tempo, em duas cobranças de pênalti de Yuri – na primeira, Lucas chegou a espalmar, mas o adversário aproveitou o rebote. Guerreiros, os atletas do Palmeiras não se entregaram e Luan descontou, aos 20 minutos, em um chute de fora da área, de primeira. Ele e o meia Caique retornaram nesta sexta-feira (26) da Seleção Brasileira Sub-15, pela qual disputaram dois amistosos contra a Inglaterra, na Granja Comary.
Os últimos minutos foram emocionantes e o Verdão mostrou muita luta, assim como no jogo de ida, para conseguir levantar a taça. O gol de empate alviverde saiu aos 30 minutos, em cobrança de falta perfeita de Luan, da entrada da área, no canto direito do goleiro santista. Nos cinco minutos finais, o time foi inteligente para controlar as investidas do Santos e fazer a festa diante da torcida. E entrar na história do clube como campeões paulistas de 2016!
Ficha da Final