O Palmeiras é o novo campeão da Copa do Brasil Sub-20, mas não sem ter vivido fortes emoções na noite desta quinta-feira. Diante de um bom Cruzeiro, fora de casa, no Estádio Independência, o Verdão chegou a abrir 3 a 1, mas se acomodou, sofreu uma virada épica em seis minutos e parecia não ter fôlego para segurar o rival. A Raposa venceu por 4 a 3 no tempo normal, mas, nos pênaltis, o Palmeiras foi mais competente, não errou uma cobrança sequer e viu Adriano e Thiago errarem – o goleiro Gomes fez a defesa e foi o herói do título.
O Cruzeiro reverteu o resultado levando para as penalidades uma partida praticamente perdida
O jogo
O Palmeiras começou a partida abrindo o marcador com Patrick de Paula. Ele acertou uma bela cobrança de falta aos 11 minutos: 1 a 0. O Cruzeiro empatou aos 16′, com Welinton: 1 a 1. Aníbal marcou o 2º dos paulistas aos 24′ e levou a vantagem de um gol para o intervalo: 2 a 1.
Na volta, com um minuto da 2ª etapa, Alan ampliou a vantagem palmeirense para 3 a 1.
Aos 21′, Adriano diminuiu: 3 a 2. Três minutos depois, Thiago empatou: 3 a 3.
O quarto gol cruzeirense saiu aos 27 do 2º tempo, com João Luiz, que entrara no intervalo e também contribuiu ativamente para a reação na etapa final: 4 a 3.
Nos minutos finais, empurrado pela torcida, o Cruzeiro foi com tudo para o ataque, mas não conseguiu superar o goleiro Gomes novamente. O apito final do árbitro Felipe Fernandes de Lima decretou a decisão por pênaltis, haja vista o placar agregado de 5 a 5.
Pênaltis
O Palmeiras iniciou as cobranças e converteu com Lucas Esteves, Fabrício, Cesinha e Airton. Para o Cruzeiro, apenas João Luiz conseguiu marcar. O cruzeirense Adriano bateu por cima da meta alviverde, enquanto Thiago cobrou fraco e facilitou a defesa de Gomes. No fim, 4 a 1 para os Paulistas em Belo Horizonte.
Ficha da Final
Cruzeiro 4×3 Palmeiras
Local: Arena Independente. Árbitro: Felipe F. de Lima. Gols: Patrick de Paula, Welinton, Aníbal, Alan, Adriano, Thiago, João Luiz. CA: Matheus Pereira, Luiz Gustavo, Thiago, L. Esteves e Patrick de Paula.
Cruzeiro
1 Marlon 2 Weverton 3 Cacá 4 Edu e 6 Matheus Pereira (Luiz Gustavo). 5 Rômulo (Jonathan) 8 Éderson (Adriano) 11 Wellinton 7 Marco Antônio (João Luiz) e 10 Maurício (Jadsom). 9 Vinícius Popó (Thiago). Técnico: Ricardo Resende.
Palmeiras
1 Gomes 2 Meloni (Veron) 3 Gabriel Furtado 4 Vitão e 6 Esteves. 5 Matheus Neris (Cesinha) 8 Patrick de Paula e 10 Alanzinho. 7 Léo Passos (Kaique) 11 Wesley [Airton (Lincon)] e 9 Aníbal (Fabricio). Técnico: Wesley Carvalho