Pôster do Brasil Campeão do Torneio de Cannes de 1972

Foto do grupo Campeão em Cannes na França

   Em 1972 a Seleção Brasileira Juvenil (como era chamado o Sub-20) foi bi-campeã do Torneio Internacional de Cannes, na França, que era uma espécie de Mundial da categoria, a Fifa só viria a promover o Mundial à partir de 1977. Ao ganhar duas vezes consecutivas o Brasil conquistou a posse definitiva da Taça Kirk Lawton, que estava em disputa há 21 anos.
   O jovem e promissor zagueiro do Coritiba, Levir Culpi, era o capitão dessa equipe que ainda contava com Falcão (Internacional) eleito o “mais elegante” do torneio, Pintinho (Fluminense), Washington (Guarani) o “melhor jogador” do torneio,  entre outros.

Campanha
Quartas de final
Brasil 3×1 Sporting
Argentina 1×1 Leeds United               [7×3 escanteios]
União Soviética 5×0 AS Cannes
Hajduk Split 1×0 França

Semi finals  (1º ao 4º)
Brasil 2×0 União Soviética
Argentina 2×1 Hajduk Split

Semi finais  (5º ao 8º)
Sporting   5×0 AS Cannes
França 3×1 Leeds United

Final
Brasil 2×1 Argentina

 

Disputa do 3º colocado
União Soviética – Hajduk Split
Disputa do 5º lugar
França 4×2 Sporting
Disputas do 7º lugar
Leeds United 8×0 AS Cannes

Ficha da Final 

Brasil 2×1 Argentina
Gols: 
Washington, Trosseros e Manuel.
Brasil
Victor (Cruzeiro),Terezo (América-RJ), Márcio (Atlético-MG), Levir (Coritiba) e Bolívar (Grêmio). Falcão (Internacional), Pintinho (Fluminense) e Washington (Guarani). Tuca (Botafogo), Gilvan (Náutico-PE) [Carlos (Santa Cruz)] e Manuel (Internacional). Tecnico: Antoninho
Argentina
Delenico, Bottaniz, Mouzo, Chirdo e Isamat. Ungaretti, Alonso e Trossero. Assad, Feredo e Bertoni.

Compatilhe:

Mais Posts

Feliz aniversário, majestade !

Pelé com o troféu “Atleta do século”   Parabéns e obrigado, Rei do Futebol, Gênio da Bola, Atleta do Século! Em homenagem a seu aniversário,