Com certeza serei “vaiado de pé”, mas lembrando que a pergunta é, Qual melhor Goleiro Brasileiro você VIU jogar ? e Por ter falecido em 1982 poucos tiveram esse privilégio que tive de ver esse monstro jogar, portanto para mim o Egno da Desportiva Ferroviária foi o melhor que vi jogar, infelizmente teve uma carreira curta e encerrada prematuramente por essa tragédia. O Ederson tem tudo para escrever uma bela história, principalmente na seleção Brasileira. Também devo citar outros Goleiros como: Eduardo (Ex-Goiás, Grêmio, entre outros), Ernani (América, Santos, entre outros), Edson Bastos (Figueirense, Coritiba, entre outros), Edinho (Santos, Ponte Preta, entre outros) e o ‘Estrangeiro’: Etori (França) Goleiros de qualidade e campanhas marcantes.
Esses são meus eleitos e os seus ?
1º EGNO
Capixaba nascido em 1963, iniciou nas Categorias de Base da Desportiva Ferroviária, em 1982 faleceu defendendo a Seleção Capixaba Sub-20, numa viagem para o interior, num acidente com o ônibus que levava a delegação para jogar. Guardada as devidas proporções para quem nunca o viu jogar, lembrava muito o Taffarel, tanto fisica como tecnicamente, eu tive o prazer de vê-lo jogar e afirmo que foi o melhor Goleiro que vi jogar.
2º EDERSON
Nasceu em Osasco-SP, 17 de agosto de 1993. Atualmente, joga pelo Manchester City. Goleiro jovem que ainda tem muito a crescer e evoluir, acabou de entrar para o “Guiness Boook” batendo recorde de “reposição de bola mais longa da história” com 75,3 metros de distância.
Dispensado pelo São Paulo em 2009, aos 15 anos foi levado ao Benfica. Após vários empréstimos, em 2011 para o Ribeirão, 2012 ao Rio Ave, Convocado em 2014 para a seleção Brasileira Sub-23 e principal em 2016, retornou ao Clube integrando o plantel da equipe principal em 2015 e em 2016, substituindo o compatriota Júlio César, até então titular, que havia lesionado, nunca mais saiu. Em 2017 foi vendido ao Manchester City, por 40 milhões de euros, o que fez dele o 2º goleiro mais caro da história, atrás apenas do italiano Buffon. Também se tornou a transferência mais cara da história do Benfica.
3º EMERSON
Começou no Grêmio, Passagem por seleções Brasileiras de Base, depois de uma grave lesão jogou também entre outros, no Flamengo, Juventude e Bahia, onde foi ídolo por seis anos, até ser transferido para o Vitória, onde encerrou sua carreira como jogador em 2007, formado em Administração de Empresas e radialista. Além de atuar no programa Cartão Verde Bahia, da TV Educativa, é comentarista da Rádio CBN, de Salvador.
5º ÊNIO
Nasceu em Porto Alegre-RS dia 27 de maio de 1964, Goleiro muito técnico que teve ótima passagem pela Portuguesa de Desportos, Noroeste, Inter de Limeira, Xv de Jaú, entre outros clubes do interior paulista, recebeu prêmio da Federação Paulista de Futebol por ter sido o menos vazado no Campeonato Paulista de 1992, agradava muito, por sua técnica, atualmente é treinador e goleiros.