Revelado no São Cristóvão, atacante atuou em sete clubes, é o 2º maior artilheiro em Copas do Mundo e enfrentou inúmeras cirurgias
Ronaldo Luiz Nazário de Lima, conhecido no mundo do futebol como Ronaldo, nasceu a 22 de Setembro de 1976, em Itaguai, sendo o mais novo de três irmãos, cresceu no bairro de Bento de Ribeiro, no subúrbio do Rio de Janeiro, começou cedo a jogar futsal, o que acabou por ser decisivo para a construção da sua capacidade técnica apurada.
Ronaldo no Social Ramos, time de futsal onde jogou em 1990/91
O jovem tentou treinar em seu clube de coração, o Flamengo. Porém o custo das passagens de ônibus afastou o futuro craque de seu sonho de menino. Mas o São Cristóvão, clube de pequeno porte, adotou Ronaldinho: com dinheiro para o transporte dado pelo clube, ele passou a treinar no time, que até hoje estampa orgulhosamente em sua arquibancada ‘Aqui nasceu o Fenômeno’.
Sub-15 do São Cristóvão, onde formou ataque com Clayton, que também era destaques da equipe.
1992 jogo amistoso, no Maracanã, em preparação para o Sul-Americano Sub-17 do ano seguinte
Em 1993, disputou o Sul-Americano Sub-17 na Colômbia
Convocado para a Seleção Brasileira sub-17, Ronaldo marcou oito gols e foi o Artilheiro do Campeonato Sul-Americano e devido suas boas atuações, o Cruzeiro fechou a contratação do atacante, então com 16 anos. A Raposa tratou o menino como craque e o alojou no centro de treinamento dos Profissionais. O primeiro gol com a camisa celeste aconteceu em uma excursão pela Europa e a vítima foi o Clube Português Belenenses. No Brasileirão de 1993, Ronaldo marcou 12 gols em 14 jogos e foi o terceiro maior goleador do campeonato. Sua atuação mais memorável aconteceu contra o Bahia, quando o atacante marcou cinco gols.
Os cinco gols de Ronaldo contra o Bahia, pelo Brasileiro de 1993, aos 17 anos.