O São Paulo é bicampeão do torneio, de forma invicta: quatro vitórias e três empates. O time terminou a Copa RS com o melhor jogador (Léo Natel) e a defesa menos vazada (troféu entregue ao goleiro Denis). Com o campeonato, o Tricolor chegou ao quinto troféu da Categoria Sub-20 no ano, ganhou Copa RS, Libertadores, Copa Ouro, Copa do Brasil e Campeonato Paulista Sub-20.
Vale lembrar que o clube optou por jogar a competição com atletas de 19 e 18 anos e até com alguns do Sub-17 por conta das disputas simultâneas da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista Sub-20. A comissão técnica também foi formada por profissionais de outras categorias. Nesse torneio, o time foi dirigido por Rafael Paiva, comandante do Sub-15.
O jogo
Logo no primeiro minuto, arriscou o chute cruzado da esquerda e deu trabalho para o goleiro, que conseguiu segurar.
Aos 12 minutos, depois de cobrança de falta que desviou na barreira, Luan finalizou, mas pra fora! Depois de alguns minutos de domínio tricolor, o jogo ficou mais igual, e o Botafogo assustou com um cabeceio que Denis defendeu de forma espetacular. Com 30 minutos, Léo Natel foi derrubado na área e o árbitro não marcou a falta. Na sequência, deu pênalti para o Botafogo, convertido pelo rival.
No segundo tempo, Léo Natel partiu pra cima dos zagueiros e chutou, à esquerda do gol, o atacante não desistiu, chutou cruzado, a bola ainda bateu na trave e entrou, empatando o jogo, mas o Botafogo conseguiu em um lance pular na frente do placar, aos 25 minutos. Dois minutos depois, Luan levantou para a área, a zaga tirou, e Oliveira pegou de primeira para empatar de novo.
Os minutos finais de jogo foram de tensão, com chances para os dois lados, mas o placar não mudou e a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, Denis pegou a primeira e os são-paulinos não erraram: Clairton, Bissoli, Paulinho, Oliveira Léo Natel balançaram as redes para dar o título ao Tricolor.
Ficha da Final
Botafogo 2×2 São Paulo
Local:
Botafogo
Diego, Fernando, Helerson, Kanu e V. Lindenberg. Rickson, Jordan, Alison e Amilcar (Ion). Lima (Mateus Jorge) e Igor Cássio (Jean). Técnico: Felipe Lucena
São Paulo